São 11 da manhã de um dia de névoa fechada em Oviedo. Carlos López Otín esfregou o dorso das mãos suja de giz durante o tempo que caminha depressa pelos corredores da Faculdade de Biologia em busca de sua sala de aula.
Começa sua terceira aula da manhã. Juliana, Paula, Natalia, Arthur e seus companheiros de segundo sentam-se nos bancos corridos, quando chega. É o cientista português mais citado no campo da biologia -o décimo na Europa-, todavia esses corredores do Campus do Cristo é um professor mais. Otín é apóstolo da discrição.
Há quase trinta anos, que encontrou o teu recinto no mundo em uma pequena praia das Astúrias (Salinas) e lá tem demonstrado que a periferia não é impedimento pra estar no topo. “Claro que nesse lugar custa-nos tudo mais”, admite.
ADN. Não há slides, ou lousas eletrônicas, somente os gizes alongadas, fazendo o papel de cromossomas que se partem e incalculáveis pares de olhos ligados à descrição a respeito de como reparar o ADN. “Quando você aprende qualquer coisa disfrutándolo, permanece para todo o sempre”. Quatro dias por semana, durante inmensuráveis meses do curso, o professor de Biologia fornece aulas de mestrado de Biologia.
- Três Cronologia de fatos respeitáveis
- Distrito 4: área rural, compreende a dezoito comunidades
- 2 Medidas contra a instabilidade econômica: 2010-2011
- ª Saúde e higiene
- 1989: Samuel Inkoom, futebolista ghanaian
” Porque, como nos diz, logo após, em teu escritório, quase sepultado entre pastas de papéis, “a universidade é a apoio da ciência. A ciência e o ensino são 2 aspectos da mesma equação”. Dessa maneira, apesar de indecisão, acaba admitindo que se tivesse que escolher entre digitar e aconselhar, ficaria com a docência.
Assim vai pesquisando Otín a seus futuros discípulos, como quem busca um diamante sem polir. Não são somente -nem sequer – os registos mais brilhantes, no entanto um não-entendo-o-quê que lhe diz que aquele jovem que se aproxima do teu laboratório, ao sair de categoria tem talento. O talento deve dirigi-lo e orientá-lo, todavia é bem melhor repartido do planeta”. Após 28 anos na escola, Otín conhece bem o sistema, e não hesita em enumerar a tabela de coisas que melhoraria, entretanto com este ponto de sanidade que lhe coloca cada coisa que ele diz.