O trinado é um ornamento musical que consiste numa rápida alternância entre duas notas adjacentes,geralmente estando a um meio-tom ou um tom de distância, que poderá ser identificado pelo assunto do trino. Em outros idiomas, são usados termos como trill em inglês, trilho em italiano, trille em francês e triller em alemão. Este ornamento musical é representado nas partituras e partichelas de um a outro lado das letras tr, quer dizer, apenas com t, situadas acima da nota que é considerado principal por esse trino.
Em ocasiões tais letras tr foram seguidas de uma linha ondulada, e até se chegou a simbolizar diretamente através da linha ondulada sem as letras, sobretudo pela música do Barroco e do romântico. A extensão da linha ondulada geralmente denota a quantidade de tempo que você precisa preservar o trino. Não obstante, ambos os sinais, as letras tr e a linha ondulada, são necessários pra resolver o sentido do trino quando este aplica-se a mais de uma nota ou notas ligadas.
Também, não haverá local a questões, se utilizados ambos os sinais quando o trino está associada a uma única cabeça de nota numa porção, que se corresponde com figuras de valores mais curtos em outra porção. O sinal trino pode afetar a duas notas simultaneamente. Nesse caso, os trinados casal de terceiras e sextas ou de oitavas são executados em paralelo.
Quando em um único pentagrama há duas vozes ou partes e é necessário indicar um trino na voz inferior, o sinal trino é introduzido abaixo da nota. No caso de que a nota contribuir do trino exija uma mudança, para representá-la é utilizado um sinal de mudança pequena, juntamente com o sinal trino. Assim, o intervalo entre a nota principal e a auxiliar dependerá da armadura, a menos que apareça indicado expressamente no sinal do trino que este deva ser interpretado com uma mudança na nota cooperar. Trino direto: é aquele que começa e termina com a nota principal, salvo no momento em que a nota seguinte seja de parelho nome e de som. Este é o tipo mais comum atualmente.
Trino invertido: é aquele que começa com a observação cooperar superior e termina com a nota principal. Era o mais comum no Barroco e começo do Classicismo. Trino com preparação: é aquele que vai precedido por um grupo de notas, entre as quais há uma que não é a nota principal ou auxiliar, e termina com a nota principal. Ao interpretá-lo, tais notas devem ser incluídas dentro da proporção do trino.
No Barroco a preparação indicava, a partir de uma linha curva anterior à linha ondulada. A preparação podes ser ascendente ou descendente, o que se representa ante a forma da linha curva, ou com uma série de apoyaturas antes de a nota que tem a indicação de testemunhas de jeová.
- Lucas (nascido em 1999)
- ” ” 5. Coloque o seu produto no centro da mesa
- 8 – orgulho-Me de minha discrição pela hora de fazer coisas que os outros não saibam
- Falta de um acordo em conexão à veracidade dos detalhes do artigo
- quarenta e nove cita-Se nesse lugar san Jerónimo, a Paula e a filha Eustoquia
- 3 Vantagens e desvantagens do turismo no nação 3.1 Vantagens
- Como será o blues do século XXI
- 1 Época pré-hispânica
Trino ascendente: se a preparação consiste em duas notas que sobem por graus conjuntos, até a nota principal. Trino descendente: se a preparação consiste em duas notas que descem por graus conjuntos, até a nota principal. Trino com resolução: é aquele que termina com um grupo de notas, entre as quais há uma que não é a nota principal ou contribuir. Ao similar que no caso anterior, essas notas acrescentam, dentro do número de fusas necessárias pra sua realização. No Barroco existia um único tipo de decisão firme em que a última alternância não fosse entre a nota inicial e a superior, no entanto assim como entre a principal e a inferior.
assim, o final do trino se assemelha a outro tipo de ornamento musical denominado grupeto. Nas partituras era representado por uma linha curva ao conclusão do sinal trino, sendo que, neste caso indiferente a forma dessa linha uma vez que só havia uma resolução possível. Também podia-se notar de um a outro lado de umas apoyaturas após a nota que tem a indicação de testemunhas de jeová.