Dois (sigla Disk Operating System, “Sistema Operacional de Disco” ou “Sistema Operacional em Disco) é uma família de sistemas operacionais para computadores pessoais (Pc). Criado originalmente para os pcs da família IBM Pc, que utilizavam os processadores Intel 8086 e 8088, de 16 bits, sendo o primeiro sistema operacional popular pra esta plataforma. Isso não é sendo assim em versões não-nativos de Windows, que, sim, estão baseadas em MS-DOS, a carregar a partir do mesmo.
Desde os 1.0 x pra versões 3.1(1), de 16 bits, Ms Windows teve a abordagem de uma acessível aplicação de interface ou ambiente gráfico, complementar ao próprio interpretador de comandos, por intermédio do que foi executado. 0, do arquivo de sistema, nesta ocasião de texto, uma tabela de caracteres.
não obstante, em tais versões, o Windows não funcionava de forma autônoma, como sistema operacional. MS-DOS, da Microsoft, é o mais popular. DR-DOS, da Digital Research, que viria em seguida a Novell (Novell Dois 7.0), logo em seguida, a Chaleira e, finalmente, a DeviceLogics.
o FreeDOS, é o mais recente, de licença livre e código aberto. Pode fazer, na sua versão para GNU/Linux e UNIX, de emulador de MS-DOS em sistemas nesse tipo. Em 1982, surge a versão 1.Vinte e cinco que se complementa suporte pra disquetes de dupla face. Em 1995 surge o Microsoft Windows 95, e que, com o aparecimento do mesmo, significa arredar o MS-dos para um plano secundário. O sistema MS-dos não obstante, continua a ser, em 1995, uma nova versão, a 7.0, com que se corrigem multidão de utilitários e oferece suporte a nomes longos.
Em 1997 aparece o Windows 95 OSR2, e com ele uma revisão completa do sistema de Dois, adicionando o suporte para partições FAT32. A começar por logo, MS-DOS, deixa de existir como sistema operacional. Foram inúmeras as empresas que construíram versões do dos, em geral, muito parelhos entre si.
Pc-dos e MS-DOS, tais como, começaram a ser aproximadamente aproximados, contudo terminaram sendo muito diferentes. As versões mais conhecidas são QDOS, Pc-dos, MS-DOS e o FreeDOS, entre algumas. Com o sistema operacional GNU/Linux, é possível exercer cópias de Dois ante o DOSEmu, uma máquina virtual nativo do GNU/Linux pra fazer programas em jeito real.
Há muitos outros emuladores para diferentes versões de UNIX, mesmo pra plataformas diferentes pra arquitetura de processador x86. O Dois não é nem ao menos multiusuário ou multitarefa. Não podes trabalhar com mais de um usuário ou em mais de um recurso por vez. Do ponto de visibilidade dos programadores, este sistema operacional permite um controle total do computador, livre das camadas de abstração e medidas de segurança pras que obrigam os sistemas multiusuário e multitarefa.
- 3 One Man Army
- 1977: Compilação em livro na editora Record
- MSDOS.EXE – Um gerenciador de arquivos fácil
- 6 Inteligência artificial na instituição
- Dicas para economizar espaço no seu mecanismo móvel
- Gurpegi: “Temos a sensação de que queremos fazer mais”
- 2, O Ponto Omega
Assim, até o começo do DirectX, e com o fim de usufruir ao máximo o hardware, a maioria de jogos para Pc funcionavam diretamente ante Dois. Trinta e dois bits em Dois. Embora esse sistema operacional é um dos mais antigos, ainda os ambientes operacionais Windows de 32 bits, até o 98, tinham como plataforma apoio dissimulada ou oculta o Dois. DIR-exibe uma lista de arquivos que estão contidos em um diretório.
TYPE-exibe o conteúdo de um arquivo pela tela. COPY: copia os arquivos em outro território. REN ou RENAME: renomeia arquivos. Del ou ERASE: exclui um ou mais arquivos (com a escolha de recuperá-los usando o comando UNDELETE, presente nas últimas versões nativas do dos, a menos que o lugar do arquivo ou arquivos apagados tivesse sido utilizado logo após).